Mês do Servidor: Governo promove atendimento médico no CAE e Centro Social dos Servidores

09/10/2017

Foram realizados exames na Carreta Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, além de aferição de pressão e teste de glicemia

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), realizou, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), ação alusiva ao Mês do Servidor e Outubro Rosa. Abrindo o calendário de atividades do Mês do Servidor, foram oferecidas consultas ginecológicas e exames mamográficos, Papanicolau, aferição de pressão arterial e teste de glicemia aos servidores públicos estaduais no Centro Administrativo do Estado (CAE) e Centro Social dos Servidores Públicos do Estado.

A superintendente de Acompanhamento e Valorização do Servidor, Leda Bezerra, explicou que a ação é fruto de uma parceria entre Segep, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Mulher (Semu). “Agradecemos à SES e Semu por nos ajudarem a tornar essa ação possível. Para nós, disponibilizar esses serviços aos servidores é uma maneira de demonstrar que nos preocupamos com a saúde e bem estar deles, tanto dos servidores ativos quanto inativos. Também por esse motivo, um dos dias da ação contemplou o Centro Social dos Servidores, onde funciona o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI)”, disse a superintendente.

No primeiro dia da ação, a Carreta Mulher Maranhense da Semu e o Mamógrafo Móvel da SES estiveram no estacionamento externo do CAE, onde foram realizados exames, orientação às mulheres sobre cuidados preventivos e outros procedimentos, como aferição de pressão. No local, além do atendimento médico, foi também oferecido gratuitamente serviço de corte de cabelo, atividade desenvolvida com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já a consulta com ginecologista ocorreu no anexo VII do CAE, no Espaço Bem-Estar.

“Achei ótimas as ações de saúde oferecidas aos servidores. E a realização aqui, no Centro Administrativo do Estado, facilita nossa participação, por ser próxima do local de trabalho, além de contribuir para nossa qualidade de vida e saúde. A programação especial deste ano está muito boa e demonstra a disposição do Governo em valorizar cada vez mais o servidor”, elogiou Josélia de Fátima Almeida Pereira, servidora da Secretaria de Estado do Planejamento.

No segundo dia, foi a vez do Centro Social dos Servidores Públicos do Estado receber a ação. “Eu queria fazer esses exames. Já estava planejando marcar consulta com a ginecologista e hoje pude fazer tudo. Achei maravilhoso! Foi muito boa essa iniciativa do Governo do Estado”, contou Jomee Cândida Leite Miranda, aposentada da Secretaria de Educação.

Enquanto aguardavam atendimento, as mulheres receberam orientações para prevenção de doenças, especialmente com relação ao câncer de mama. “É um trabalho de esclarecimento, para a mulher aprender a se conhecer melhor. A gente orienta a mulher a fazer o autoexame, a conhecer as mamas, a conhecer o seu corpo e saber o que é normal e o que é anormal, porque, se encontrar algo diferente, é necessário procurar um profissional de saúde”, disse Carminha Almeida, enfermeira da SES. “Essa informação nunca é demais e é pra ser compartilhada”, completou ela.

De acordo com Arlete Pontes, supervisora do PAI, que funciona no Centro Social, realizar ações desse tipo é muito importante. “Quando há uma campanha dessa, os aposentados não poderiam ficar de fora, até porque eles prezam pela saúde, gostam de viver. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria fundamental. Todos os anos, fazemos esse tipo de trabalho e sempre obtemos resultados positivos. A chave do sucesso desses eventos é a prevenção e os aposentados se sentem muito valorizados com essa iniciativa”, afirmou a supervisora.

Mais Fotos

Mês do Servidor 2017: atendimento médico no CAE e Centro Social dos Servidores .